Twitter do Nobre Vagabundo
Siga-me no Twitter

sábado, março 08, 2008

As Saudades Matam?

Quem inventou esse sentimento tão estranho e instável? Ao ler o Claras em Castelo, de uma admirável web escritora portuguesa, Marta, resolvi tomar emprestado esse título e a imagem lá utilizados para refletir sobre tal indagação da maneira inerente a minha pessoa. Para saber ou descobrir ou imaginar a origem deste, é mister que façamos uma análise do que é a saudade.

A definição técnica da Lingua Portuguesa seria: "recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas". Recordações não são necessariamente boas, nem a nostalgia. E a saudade, é um sentimento bom ou ruim? Se levarmos ao caminho de que é agradável aos nossos sentidos, teríamos que completar a definição anterior com esse pensamento. A saudade, sendo boa, pode ser vista naquela falta que a pessoa, ou as coisas, ou as situações passadas fazem, e os sentimentos de alegria que estão ligados a ela. Seria então a saudade ou o sentimento que ela relembra, bom (ou boa)?

Se pensarmos nela como um sentimento ruim, temos também que criar uma redação diferente ou corretiva ao dito acima, definido pelo dicionário Michaelis. A falta que nos faz determinadas origens de lembranças que temos, sejam pessoas ou coisas ou situações, pode trazer um sentimento de vazio ou até mesmo de tristeza, pois gostaríamos de reviver aquelas lembranças ou apenas sentí-las novamente.

Ah, então a saudade não é o que nos deixa triste ou alegres, são os momentos passados. E a forma que encaramos a falta que eles nos fazem. A saudade está então bem definida, apesar de envolver então outras dores e alegrias que não a pertecem, mas que se compromete a ressucitar, de acordo com nosso subconsciente teimoso e independente.

Foto de Pablo Herrerías

E quem falou que a saudade pode ser definida? Quem foi que disse tamanha bobagem? Bem, assumo vagabundamente que eu tive essa ousadia. Porém, a saudade só pode ser sentida, não tem como se definir ou prever. Por isso ela é tão estranhamente maravilhosa e deliciosamente inconstante. A saudade está ligada a falta que sentimos, isto é fato. E só podemos sentir falta daquilo que gostamos, de uma maneira ou de outra. Então, quem inventou a saudade, inventou sentimentos bons, como o amor, a paixão, o desejo, o carinho, o prazer. E os sentimentos foram inventados de que maneira?

Poderia se pensar que Deus, que é o - teologicamente (ou teoricamente) - criador de tudo, teria em sua mágica divina gerado isso no próprio ser humano, ao soprar o barro inerte. Certa vez conheci um cão que morreu logo após seu dono ter ido passear nas nuvens. Então ai está o primeiro erro da frase anterior; a saudade não é própria do ser humano. Animais também tem sentimentos, e não discutam comigo. Vamos a definição padrão de Deus: é o amor, é a verdade, é a vida. Então, Deus é um sentimento, uma doutrina, um ânimo ao inerte. Deus não criou a saudade.

A saudade, caríssimos, não foi gerada, criada, inventada. Ela é a escuridão, que não existe na realidade, por ser somente a ausência de luz. Ela é o frio, que também não é real, por ser somente a ausência de calor. Ela é a ausência do amor, do zelo, do afeto, do carinho, de tudo que é sentindo em relação ao que faz falta.

Ah, saudade. Tenhos tantas, que já não sei se sou nostálgico de natureza, ou se são elas que me têm. E como é bom sentí-las. Como é bom que elas existam. Sem as ter, tudo seria tão vago, tão acaso, tão sem importância. Fecho esse devaneio com o comentário que fiz a minha querida Marta:

"Saudade é uma forma do coração dizer que sente falta de bater por um alguém ou uma razão que o fazia exercitar bastante. É o sentimento de um músculo, quando acostumado ao esforço, dói por sua ausência.

É a dor mais gostosa. Principalmente de se matar."

2 Comente:

At segunda-feira, março 10, 2008 8:10:00 AM, Blogger Carla disse...

acho que o teu comentário diz tudo, mas gostei especialmente da parte em que dizes que ela é "estranhamente maravilhosa e deliciosamente inconstante", porque é mesmo assim que eu a sinto.
boa semana, nobre vagabundo e ainda bem que regressaste

 
At terça-feira, março 25, 2008 9:35:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

Caramba, como é que eu só vi este post, hoje?

Obrigado por me nomeares e pelas palavras simpáticas, mais do que simpáticas.

Gostei deste exercício.

Saudade é um sentimento maravilhoso, sim e a mais das vezes terno, amoroso, mesmo quando é dor.
Totalmente de acordo.

De acordo também que os animais têm sentimentos, que são inteligentes e que comunicam.
Instinto é o que a religião, pelo menos a católica, resolveu chamar, por não saber dar resposta aos animais não poderem acreditar em Deus, eles são suas criaturas, mas uns pobres coitados.

E não me vou alargar mais se não isso ainda dá luta.
(sorriso)

Beijo

 

Postar um comentário

<< Home