Twitter do Nobre Vagabundo
Siga-me no Twitter

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Um Jardim Vagabundo


Numa tarde deste escaldante verão, decidi ir a um jardim. Estranha decisão tendo em vista que nessa estação, como todos sabemos, não é mais propícia para admirarmos a possível exuberancia das flores de um recanto. Porém, a grama estava verde como nunca, embora não houve flores de aspecto exuberante, apenas aquelas resistentes ao calor insurpotável que nos aflige.

Porém, nesse final de tarde, o calor foi abrandado pela brisa suave que soprava, trazendo consigo o cheiro de mar próximo àquele desflorido cenário. Fiquei ali, apenas olhando, observando, como que algo procura, sem a menor intenção de achar nada. Como um caçador que caça sua própria sombra, e assim mesmo a deixa escapar.

Algo porém me chamou a atenção. Uma pequenina e singela arvorezinha, verde como a esperança do desanimado olhar e com apenas um pequeno ponto vermelho. Me aproximei para ver: uma pimenta. Quase não se dava para notar, de tão minúscula que era. Com uma crueldade suave, arranquei-a do pé. Mal sabia eu a grata surpresa que me esperava.



Não sei bem por qual motivo, resolvi levar aquela pimenta para meu canto preferido, para aprecia-la, para conhecê-la e apresentá-la ao meu refúgio: um banco, na sombra, que tinha a melhor visão do jardim, e que de tão discreto, não podia quase ser visto por ninguém.


Comecei a contemplar aquele pequeno fruto e uma magia tomou conta de mim. Senti como se ele quisesse me falar algo e quisesse algo de mim. Primeiro, tive a sensação de uma criança, com seu sorriso largo, que se agrada com o menor afago, que se diverte com o pouco que lhe é proporcionado. Um sapeca menina, que vivia dentro da mesma, e que as vezes, se cansava de brincar e se ausentava da vista de todos.

Em outro momento, senti uma adolescente, empolgada com o novo, envolvente e apaixonante; uma garota esperta, que não queria me abandonar, embora soubesse que isso iria acabar acontecendo. Senti a presença e a vontade de conhecer o lado mulher, embora um pouco havia se mostrado, cansado também de viver muitas vezes escondida, tendo que agradar a qualquer custo, mesmo que sendo arranhada por dentro. Porém forte, e sabendo o que quer, mesmo não tendo forças, as vezes, para alcançar.

De repente, esse fruto escapoliu das minhas mãos, e sumiu por dentro da relva fofa. Fiquei estranhamente saudoso, com saudade inexplicável, como se tivesse vivido um século naqueles curtos momentos. Resolvi ir até a arvorezinha-mãe, para ver se algo encontrava. Imaginei que, por ser um fruto tão 'bravo', sua flor devia ter uma forma estranha, e na minha mente veio a imagem de uma velha, com verruga na ponta do nariz e orelhas de abano.

Tolo eu fui: no lugar da humilde plantinha havia uma grande flor; a mais linda flor deu origem aquela pimenta; uma flor amarela, como cabelos loiros de uma bela branquela, que parecia sorrir para mim. Encontrei uma linda flor no jardim, mesmo fora da Primavera, mesmo sem a minha pimenta. Porém, agora sei que ali a poderei encontrá-la novamente. Para que ou por que? Ainda não sei, porém, vou descobrir.

6 Comente:

At sábado, janeiro 30, 2010 1:26:00 PM, Blogger Doce Pimenta... disse...

Oie, Nobre Vagabundo...
Adoro o jeito que você escreve,é como se as letras tomascem formas,criascem vida e virassem sentimentos .
Eu consigo sentir suas palavras como parte da minha vida!
Seu texto é excelente assim como todos os outros q você escreveu.Tenha certeza que estarei sempre aqui ,viajando com suas histórias.
Beijos apimentados: Gaby

 
At sábado, janeiro 30, 2010 11:44:00 PM, Blogger Nobre Vagabundo disse...

Fico feliz com seu comentário. Que bom que você gostou do texto que fiz com tanto carinho para uma pessoa tão especial que minhas palavras fogem ao tentar descrevê-la.

Grande beijo!

 
At domingo, fevereiro 14, 2010 3:08:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

Hello, as you may already found I am new here.
In first steps it's really nice if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)

 
At quinta-feira, abril 08, 2010 4:02:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

whats up everyone


just signed up and wanted to say hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

 
At sexta-feira, abril 09, 2010 1:21:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

whats up everyone


Just saying hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

 
At segunda-feira, abril 19, 2010 10:36:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

Bonjour

This forum rocks. Nice to be here.

See you later

 

Postar um comentário

<< Home